quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Crianças que desenvolvem autismo já apresentam alterações no cérebro antes do primeiro ano de vida

Pesquisadores sugerem que problema possa um dia ser detectado, e talvez interrompido, antes de se desenvolver por completo


Autismo: pesquisa mostra que crianças que revelam ter autismo após os dois anos de idade já haviam demonstrado alterações cerebrais aos seis meses de vida (Getty Images)

Para saber mais acesse o link : 

"É uma descoberta promissora", afirma Jason Wolff, um dos autores do estudo. "Isso sugere que o autismo é um fenômeno de todo o cérebro, e não somente de alguma região particular. Embora ainda seja preliminar, é um grande passo para começarmos a pensar em desenvolver um marcador biológico que preveja o risco de uma criança ter autismo mais cedo do que somos capazes de fazer atualmente."
De acordo com Wolff, esses resultados também sugerem que o autismo não aparece de repente nas crianças, mas se desenvolve ao longo da infância. "Isso levanta a possibilidade de que talvez seja possível interromper esse processo com uma intervenção médica adequada", diz o pesquisador.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Para saber mais acesse o link acima.

JOGOS ELETRôNICOS AJUDAM NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS ESPECIAIS, COMO AS AUTISTAS.


O uso de videogames no tratamento terapêutico de portadores de autismo e síndrome de Down está se tornando cada vez mais frequente. Utilizando tecnologia que dispensa o uso de controles e botões, esses jogos e softwares pedagógicos estão ajudando crianças com necessidades especiais a terem acesso a um universo de informação que nunca tiveram antes.

Cuidados. A coordenadora do Ambulatório de Terapia Ocupacional da UFMG, Lívia Castro, lembra que, por essas patologias que envolvem deficiência mental e motora terem intensidade de retardo neurológico diferentes, o ideal é que cada terapia, seja ela com jogos eletrônicos ou não, passe antes pelo crivo de um terapeuta ocupacional, de um psicólogo e de um fonoaudiólogo

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

http://www.congressodeautismo.com.br/
Para saber mais acesse o link a cima.


Por que Participar?
Este encontro é dedicado a educar médicos e nutricionistas sobre as pesquisas biomédicas que foram apropriadamente testadas, e são intervenções seguras e efetivas para o espectro autista. Desde 1995 acontecem congressos bianuais nos EUA onde são mostradas e discutidas estratégias terapêuticas, que ainda são desconhecidas em nosso meio (veja o site www.autism.com)


   "Embora seja um curso para médicos e nutricionistas, a participação estará aberta a outros profissionais da área, e pais de crianças autistas como ouvintes."





Universidade Paulista (UNIP)- Campus Paraíso

Rua Vergueiro, 1211 - Paraíso - São Paulo - SP
CEP 01504-000 - Tel.: (11)2166-1000


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012


Este blog criado para que pais, amigos e familiares de autistas 
inseridos na instituição, tenham mais um canal de comunicação.
Aqui poderemos nos conhecer, conversar, fazer sugestões, 
estar conectados diariamente.
Uma instituição que foi fundada com a única intenção
de tratar e amparar autistas e suas famílias, e vem desenvolvendo seu trabalho 
sempre disposta a melhorar,  merece total apoio das famílias
a que atende.
Convido todos a participar desta etapa da nossa caminhada.
Um grande abraço .

Cíntia Leão 
(mãe de Gustavo Leão, no CPA desde de 2008)