segunda-feira, 25 de junho de 2012

18 de Junho Dia do Orgulho Autista






       Este mês, a trajetória dos cuidados aos autistas brasileiros, ganhou um fato novo,  um momento histórico.
       Em Brasília DF, aconteceu a entrega do VII Prêmio Orgulho Autista 2012. 
       Desde 2005 o Conselho Brasileiro do Prêmio Orgulho Autista,  criado pelo Sr Fernando Cotta, pai de autista e presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil, e também  por pessoas ligadas ao tema, em todo o Brasil, busca evidenciar personalidades e instituições que se destacaram de forma significativa na vida de autistas, agraciando-os em diversas categorias, conforme suas realizações.
       Na mesma semana da entrega do Prêmio Orgulho Autista aconteceram vários eventos sobre o  tema em Brasília e também em várias  cidades pelo país.  
       A data antes pouco conhecida, estava a ser divulgada no facebook através de imagens, que continham em suas descrições a definição de  "Autistic Pride", do site Wikipedia (Enciclopédia livre). Desde o mês de  Abril, instituições e pais de autistas, liam sobre o assunto, e refletiam sobre a existência da data em grupos e post através do facebook.  
      Pouco a pouco apareceram convites on line para eventos e reuniões próximos a data divulgados no facebook, permitindo que a existência do tema fosse ainda mais divulgado.
     Um fenômeno curioso, que reflete o poder da informação.

      Dia do Orgulho Autista é uma iniciativa de Aspies For Freedom,  grupo de “Direitos dos Autistas” que tem como objetivo educar o público em geral com iniciativas para acabar com a ignorância das questões que envolvem a comunidade autista.    


      Desde 18 de junho de 2005, 1ª edição do evento mundial denominado "Dia do Orgulho Autista" aqui no Brasil, Fernando Cotta e um grupo formado por pais, familiares e amigos de pessoas autistas passaram a atuar de diversas formas, com ações visando o bem-estar de indivíduos com a síndrome e de suas famílias. Dessa forma, diversos modos de demonstrar as necessidades das pessoas autistas no Brasil foram efetivamente realizados por esse grupo. Por decisão dos integrantes da entidade, o 1º Prêmio Orgulho Autista 2005, foi criado para premiar e apontar, de forma inédita no Brasil, os destaques no ano referido, em diversas áreas e categorias. 
    Uma verdadeira inspiração para instituições e pessoas ligadas ao autismo no Brasil.
    Em um  momento de grande importância , quando o Autismo esta em evidência na mídia, e já não é mais desconhecido  por boa parte dos brasileiros. Momento em que muitas famílias estão em busca de melhores condições e tratamentos para seus filhos autistas, e em que autistas adultos necessitam de maior atenção pois, chegaram a esta fase de suas vidas, sob cuidados de seus pais, que sentem-se até hoje desamparados pelo Estado.
   Atitudes admiráveis , ricas em oportunidades e estimulantes para a busca de novas ideias. 
  Conscientização sem fronteiras.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”- Dalai Lama.

     Acredito que o momento mais importante da semana do Orgulho Autista de 2012 seja este:

    Pois neste encontro que reuniu ganhadores e idealizadores do prêmio Orgulho Autista, este conselho cobrou a aprovação da política de proteção ás pessoas com autismo. 
   "Pessoas ilustres, atitudes significativas que as destacaram na luta em prol aos direitos dos autistas, documentados na rede da internet, para busca no Google a qualquer um que queira saber, que queira somar, que queira participar da jornada dos brasileiros, a contarem a trajetória dos cuidados aos autistas no Brasil."



    Sou Cíntia Leão, mãe de autista, internauta, presente na vida do meu filho, atenta ao futuro dele e as possibilidades que as informações podem garantir a todos nós.


Conheçam os ganhadores do Prêmio Orgulho Autista de 2012 no link da Revista Autismo, revista de grande importância pois leva a informação com qualidade  a quem não tem acesso a internet.
http://www.revistaautismo.com.br/noticias/vencedores-do-pr-mio-orgulho-autista-2011-2012